Quando você era criança ou adolescente, algum filme te marcou? Ou alguma trilha sonora te traz boas lembranças? Sem dúvidas, em sua lista de melhores filmes deve ter aquele que foi importante em alguma fase de sua vida.

Neste ano, alguns filmes completarão 30 anos de lançamento e para nós, cinéfilos, este é um momento único, pois muitos chegaram a conferir esses clássicos na telona. Veja a lista e tente se identificar com algum deles. Vamos lá?

Top Gun – Ases IndomáveisTop Gun

Direção: Tony Scott

Um dos primeiros filmes da carreira de Tom Cruise caiu na graça de muitos fãs, principalmente das adolescentes que, na época, ficaram “apaixonadas” pelo ator. No longa, Cruise interpreta Pete “Maverick” Mitchell, um arrojado piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar do curso na Navy Fighter Weapons School ou Top Gun, após seu companheiro abandonar a aviação de caça. Lá se envolve com Charlie (Kelly McGillis), instrutora da escola e desenvolve uma rivalidade com outro aluno, Ice (Val Kilmer).

Stallone CobraStallone Cobra

Direção: George Pan Cosmatos

Apesar de não ter sido muito bem recebido pela crítica, o filme estrelado por Sylvester Stallone é bem quisto por muitos fãs do ator. Conhecido pelo apelido de Cobra, Marion Cobretti (Sylvester Stallone) é o policial indicado para todos os serviços considerados de alto risco ou impossíveis, mantendo sempre viva a tradição do Esquadrão Zumbi, especializado em fazer serviços que ninguém gostaria de fazer. Quando um assassino começa a cometer crimes na cidade, Cobra é chamado para detê-lo e para proteger suas futuras vítimas, como a linda modelo Ingrid (Brigitte Nielsen). O filme chegou a receber seis indicações ao Framboesa de Ouro nas seguintes categorias: Pior Filme, Pior Ator (Sylvester Stallone), Pior Atriz (Brigitte Nielsen), Pior Ator Coadjuvante (Brian Thompson), Pior Roteiro e Pior Revelação (Brian Thompson), mas os fãs de Sly nem se importam com isso, afinal o ator continua na ativa.

Curtindo a Vida AdoidadoCurtindo a vida adoidado

Direção: John Hughes

Quem nunca ouviu falar desse filme? E a cena clássica de Ferris Bueller (Matthew Broderick) cantando ‘Twist and Shout’ em cima de um carro em plena praça? O mais interessante é que ninguém se cansa de assistir ao filme que conta a história de um jovem que, para aproveitar a vida, finge estar doente para matar aula junto com sua namorada e o melhor amigo. O filme nos faz lembrar os tempos de escola, quando todos enfrentam aulas chatas e professores enfadonhos.

Highlander – O Guerreiro ImortalHighlander

Direção: Russell Mulcahy

Highlander é o papel mais conhecido da carreira de Christopher Lambert. O filme retrata a história de Connor MacLeod, um imortal guerreiro escocês do século XVI, que é doutrinado pelo também imortal Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez (Sean Connery) em como combater (e se defender de) outros imortais. O último imortal receberia um prêmio após um grande embate. O filme fez grande sucesso e deu origem a várias continuações e séries de TV.

Os Aventureiros do Bairro ProibidoOs aventureiros do bairro proibido

Direção: John Carpenter

O filme é uma parceria entre o diretor e o ator Kurt Russell., que interpreta o caminhoneiro Jack Burton. Junto com seu amigo Wang Chi, os dois têm suas namoradas sequestradas por uma estranha gangue asiática. Eles precisam invadir o submundo sobrenatural de Chinatown para resgatá-las, alem de enfrentar o terrível e misterioso feiticeiro Lo Pan. O filme recebeu várias críticas, que deixaram o diretor desiludido com Hollywood e influenciaram sua decisão de retornar ao cinema independente. Hoje, o filme é cultuado devido ao seu sucesso em home vídeo.

Conta ComigoConta comigo

Direção: Rob Reiner

O drama ‘Conta Comigo’ é um dos filmes mais conhecidos da época. Baseado na romance ‘The Body’ de Stephen King, o filme conta a história de quatro amigos que saem juntos em busca do corpo de um adolescente que estava desaparecido na mata há mais de três dias. O que eles não imaginavam é que esta aventura se transformaria em uma jornada de auto-descoberta, que os marcaria para sempre. O nome do filme é uma referência a música ‘Stand By Me’, de Ben E. King, que toca na trilha sonora.

O Rapto do Menino DouradoO rapto do menino dourado

Direção: Michael Ritchie

O filme estrelado por Eddie Murphy e Charlotte Lewis também foi um clássico exibido muitas vezes na Sessão da Tarde, da TV Globo. O longa conta a história de um garotinho com extraordinários poderes, uma espécie de encarnação de Buda, enviado ao Tibet para trazer o dom de compaixão para a humanidade. Mas o diabo decide enviar seu emissário para sequestrar a criança dourada. Chandler Jarrell (Eddie Murphy), um assistente social que se autodenominou “descobridor de crianças perdidas”, é procurado por uma sacerdotisa tibetana e escolhido para salvar a criança mágica do diabo e salvar o mundo de mal. Ele assume o posto de salvador e se envolve em diversas aventuras, além de se apaixonar pela sacerdotisa. Se você não assistiu ainda, o que está esperando? Confira!