invasaodeprivacidade

Cinema gosta de explorar o terror envolvendo a tecnologia, não é para menos, estamos vivendo em uma sociedade dependente e ligada a tudo que envolve tecnologia. Junto com a facilidade e com as realizações que ela nos fornece, fatores negativos também vêm junto. Inteligência artificial, hackers e cyberbullying são alguns exemplos do que nossa sociedade sofre atualmente e ‘Invasão de Privacidade’ tenta aproveitar o assunto, mas falha.

Com um bom primeiro ato, apresentando os personagens e a situação de forma coesa e bem equilibrada, o filme vai decaindo e perdendo forças conforme a transição entre os atos, devido a um roteiro fraco e preguiçoso. O roteiro de William Wisher Jr. e Daniel Kay segue uma fórmula comum, já conhecida e nada inovadora, com um final facilmente previsto. Jogaram no verde e não aproveitaram o mar de oportunidades que o tema fornece. Além de uma preguiça em criar uma história convincente, ‘Invasão de Privacidade’ também peca em justificativas e motivações medíocres, com um final nada corajoso.

invasaodeprivacidade1

Crédito: Divulgação

Junto com a fraca história, toda a ambientação escura e o ritmo lento ajuda a afastar o espectador de toda aquela tensão e terror que tentaram criar. Existe muita quebra de clima, que em muitos outros filmes funciona para dar uma respirada, mas aqui não. Nos momentos em que deveriam passar uma tensão, existe falhas na ambientação sem um equilíbrio ou um padrão no clima. Por escolherem uma fórmula comum do gênero e do tema, o estereótipo exagerado está bem presente, que vai do personagem super rico e egocêntrico ao hacker louco e não entendido pela sociedade.

A cultura hacker é muito mais rica do que o cinema conseguiu explorar até agora. A série ‘Mr. Robot’ vem fazendo um bom trabalho em tentar passar uma visão mais conceitual da cultura e explora pontos que o filme tenta, mas falha. ‘Invasão de Privacidade’ tenta deixar o espectador tenso em uma cena em que ‘Mr. Robot’ trabalhou de forma espetacular em um episódio da segunda temporada, passando um verdadeiro terror e incômodo naquela situação.

invasaodeprivacidade2

Crédito: Divulgação

O filme não apresenta uma tecnologia futurística no estilo Tony Stark, mas consegue transmitir “gadgets” já atuais para, pelo menos, tentar aproximar o espectador e fazê-lo se sentir ali naquele mundo. Infelizmente, o filme não utiliza as tecnologias apresentadas da melhor forma, nem as tecnologias e nem o “hack” em si. Todo o terror e a tensão poderiam ter sido melhor exploradas e fazer o espectador se questionar sobre suas atitudes, igual ‘Black Mirror’ trata em seus episódios.

‘Invasão de Privacidade’ não chama atenção, é outro filme de suspense com o tema tecnologia no cinema e vai passar despercebido. Sem nada inovador e com um roteiro fútil, ‘Invasão de Privacidade’ é um futuro filme presente na programação de domingo à noite na Globo.

invasaodeprivacidade3

Crédito: Divulgação