SINOPSE

Do lado positivo, está a união de treze distritos. Do lado negativo, está uma guerra declarada. É esse o contexto no qual ‘Jogos Vorazes: A Esperança – O Final’ é apresentado. O quarto e último filme da franquia de Katniss Everdeen se inicia onde o seu antecessor terminou. Depois de um ataque de Peeta, Katniss está cheia de hematomas, mal consegue falar, e Peeta, totalmente fora de controle, ainda serve como um “voodoo” para Snow.

Para quem decide assistir à ‘Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1’ antes de conferir ‘O Final’, é como se estivesse assistindo à uma novela, em que um capítulo começa onde o outro terminou. Nada estranho, já que as grandes sagas decidem estender o sucesso dividindo seus finais em duas partes, e para isso acabam por criar este efeito.

JOGOS VORAZES 3

Neste último filme, temos alguns problemas que prejudicam o seu desenvolvimento, mas temos agrados também. O grande contexto envolvendo toda a franquia se dá em uma forte crítica social. A manipulação presente nela pode ser comparada à que existe hoje no mundo atual. Não precisamos ir longe para enxergar isso. Este sempre foi o ponto mais forte de ‘Jogos Vorazes’.

Katniss Everdeen, interpretada por Jennifer Lawrence, aparece menos humanizada neste último filme, trazendo consigo mais sede de vingança do que qualquer outro sentimento. Não que Katniss não se importe mais com Peeta, Gale, e seus outros aliados, mas está claro que esse não é o ponto central da trama.

JOGOS VORAZES 4

O triângulo amoroso envolvendo Katniss, Peeta e Gale continua a amolecer os corações dos fãs, mas poderia ser mais bem trabalhado, pois só apresenta o seu desfecho no final, e não traz consigo emoções fortes pelas quais todos estavam esperando. O epílogo apresentado nos minutos finais do filme, envolvendo este desfecho citado acima, descaracteriza o ambiente de ‘Jogos Vorazes’, e decepciona.

Josh Hutcherson, que interpreta Peeta, traz consigo uma confusão necessária para a apresentação de um Peeta conturbado e com medo de si mesmo. Liam Hemsworth, que dá vida à Gale, tem mais presença neste último filme, e cumpre bem o seu papel. O filme ainda traz a veterana Julianne Moore, que como sempre desempenha um bom trabalho, porém neste, nada de surpreendente.

JOGOS VORAZES 5

Para quem já conferiu a série de sucesso ‘Game of Thrones’ ficou muito entusiasmado com os pouquíssimos minutos de cenas envolvendo a aparição da atriz Gwendoline Christie, que interpreta Brienne, na série da HBO.
Mas nada supera a emoção de ver Philip Seymour Hoffman pela última vez nas telonas. O ator morreu em fevereiro de 2014, enquanto filmava a continuação da franquia. Seu personagem, Plutarch Heavensbee, não tem grandes cenas em ‘O Final’, mas desempenha um importante papel para o contexto do filme.

Um ponto bastante forte em ‘Jogos Vorazes: A Esperança – O Final’ é a excelente fotografia. A direção de Francis Lawrence tem êxito, dando destaque para os bem colocados contra-planos, que ganham ótimos efeitos com o 3D.