A Variety é uma das publicações estrangeiras mais respeitadas quando o assunto é cinema. Por isso, ver o nome de um diretor brasileiro entre os dez selecionados pela equipe do veículo é um sinal de que o trabalho dele de fato se tornou relevante no cenário internacional.

Na matéria, o brasileiro recomendado foi o pernambucano Kleber Mendonça Filho. Ele foi descrito como um ávido cinéfilo e que, apesar da polêmica envolvendo o seu posicionamento político e do elenco do seu último filme, “Aquarius”, se tornou um orgulho para o Brasil após ser convidado para exibir o longa-metragem no Festival de Cannes.

A Variety destacou a preferência do diretor em tratar das regras sociais ocultas na sociedade brasileira e usar como cenário sua cidade natal, Recife. Porém, em entrevista para a publicação, ele não se mostrou indiferente em tentar trabalhar fora do país. “Tive algumas boas conversas sobre possíveis ideias nos Estados Unidos e na Europa, mas ainda são contatos iniciais. E eu tenho lido alguns roteiros, uma experiência nova para mim, já que eu escrevi tudo o que dirigi”, afirmou.