SINOPSE PEQUENA

Leviatã, filme vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes deste ano, é dirigido pelo russo Andrey Zviaguintsev, que também assinou a direção do drama ‘O Retorno’, de 2003. Zviaguintsev faz um trabalho impecável, e não é à toa que seu último filme aparece entre os indicados na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro de 2015. Além disso, o filme é o escolhido da Rússia para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro também este ano.
O monstro, também chamado de ‘Leviatã’, que deu nome ao filme, foi retratado pela primeira vez através do Livro de Jó, presente no Antigo Testamento da Bíblia. Segundo a Igreja Católica, durante a Idade Média, o demônio era o representante do quinto pecado, a inveja, também sendo tratado com um dos sete príncipes infernais.

maxresdefault

Alexeï Serebriakov e Elena Lyadova

Porém, o filme de Zviaguintsev não é sobre a criatura. O longa retrata uma Rússia pós comunismo, onde a burocracia e a corrupção são os fatores dominantes na sociedade. Um retrato impactante da corrupção russa.
Mas apesar de o longa não ser sobre o monstro retratado na Bíblia, ele é apresentado em alguns momentos do filme, na forma de uma gigante caveira (representado também no cartaz) quase afogada na areia do mar. Nem a pior criatura seria capaz de sobreviver quando se depara com o mau existente na terra. A mensagem de ‘Leviatã’ é clara.

leviata

O filme, além disso, discute diversos temas, assuntos como amizade, adultério, religião, política e justiça, ou a falta dela, são os grandes temas da produção.
A descontração presente em ‘Leviatã’, por mais discreta que seja, equilibra a tensão, e fica a cargo dos amigos de Lilya, interpretada pela atriz Elena Lyadova, que possui um papel bastante expressivo. Alexeï Serebriakov, o protagonista Kolia, é fantástico. Os atores Vladimir Vdovitchenkov e Roman Madianov, um pouco mais conhecidos do público fazem ótimas interpretações como o amigo e advogado de Kolia, Dmitri e o prefeito corrupto Vadim Cheleviat.

leviathan-2014-Andrey-Zvyagintsev-03Vladimir Vdovitchenkov

DSC3804-e1410213883155
Roman Madianov

Não foi à toa que ‘Leviatã recebeu o prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Cannes deste ano. O roteirista Oleg Negin, com a ajuda do diretor Andrey Zvyagintsev, conseguiu atingir um nível de excelência com a obra.
O filme ganhou o Prêmio da Crítica de Melhor Filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que aconteceu em 2014. E é um grande candidato à vencer o Globo de Ouro e o Oscar, se realmente for indicado.

Trailer do filme: