SINOPSE

José Aldo (José Loreto), forte rapaz de família pobre, marcada pela violência doméstica, deixa o Amazonas e parte para o Rio de Janeiro em busca de uma chance como atleta. Para vencer os oponentes no octógono, porém, ele terá antes que acertar suas contas com o passado e superar velhos traumas. Cinebiografia do lutador amazonense que se tornou o primeiro campeão peso-pena do UFC.

FICHA TÉCNICA

Direção:

Afonso Poyart

Roteiro:

Afonso Poyart

Gênero:

Biografia, Ação

Produção:

Afonso Poyart

Elenco:

José Loreto, Cléo Pires, Cláudia Ohana, Jackson Antunes, Milhem Cortaz, Rômulo Arantes Neto, Paloma Bernardi, Rafinha Bastos

Produção:

Afonso Poyart

Nacionalidade:

Brasil

Ano de Produção:

2015

Data de Lançamento:

23 de junho de 2016

Distribuição:

Paris Filmes

CLASSIFICAÇÃO

Direção:

Roteiro:

Fotografia:

Trilha-Sonora:

Montagem:

Efeitos Especiais:

Efeitos Visuais:

Direção de Arte:

Elenco:

Mais Forte que o Mundo - Aldo Poster

É compreensível pensar que um filme biográfico da vida de um lutador de UFC seja somente para aqueles que gostam do esporte, mas ‘Mais Forte Que o Mundo’ é bem mais do que isso. O filme do diretor santista Afonso Poyart, que estreou nos cinemas com o longa ‘Dois Coelhos’ e já dirigiu ninguém menos que o veterano Anthony Hopkins e Jeffrey Dean Morgan no longa ‘Presságios de um Crime’ é uma cinebiografia sincera de José Aldo, dono de uma vida cheia de conflitos, que o fizeram concentrar em si um ódio furioso. Do Amazonas, José Aldo teve sua vida marcada por violência doméstica. É justamente esse o conflito que o faz deixar tudo para trás e tentar sua chance como atleta no Rio de Janeiro, porém a cabeça de José Aldo precisa lutar contra os fantasmas do seu passado, e é esse o grande ponto central do filme.

_36J6478

O lutador é interpretado por José Loreto nas telonas, que nos faz crer que não haveria ninguém melhor para o papel. Em entrevista para o Pipoca De Pimenta, Loreto comentou que sua preparação foi intensa, e teve a essencial ajuda a preparadora de elenco Fátima Toledo, responsável por grande parte dos laboratórios de atuação dos filmes nacionais. Loreto ainda afirmou que a maior dificuldade que encontrou foi recriar essa fúria tão profunda que existia no atleta. O ator pode ter sentido dificuldade, mas o público não vai perceber isso nem por um momento, afinal Loreto é José Aldo nas telonas, e com certeza vai ser reconhecido por esse trabalho esplêndido, no qual tanto se dedicou.

_36J4434

Além de José Loreto, o elenco é formado por Cléo Pires, Cláudia Ohana, Jackson Antunes, Milhem Cortaz, Rômulo Arantes Neto, Paloma Bernardi, Rafinha Bastos, entre outros, que assumem seus papeis com intensidade e naturalidade. Mas além de José Aldo, um grande personagem do filme é a direção de Afonso Poyart, que demonstra mais uma vez que sabe bem o que faz. Poyart sai da mesmisse enraizada no cinema brasileiro, não tem medo de ousar, se utiliza de técnicas diferentes para criar ilusões diversas, acrescentando ainda mais ritmo à experiência do espectador.

_36J3868

‘Mais Forte Que o Mundo’ não tem o intuito de colocar José Aldo como heroi, não é essa a intenção. Se fosse, provavelmente o filme não ficaria tão bom, afinal o lutador tem seus defeitos, como todo mundo, e o filme não exclui isso, como se quisesse colocar o atleta em um pedestal. ‘Mais Forte Que o Mundo’ é um filme real, sobre uma pessoa real, que teve problemas reais, mas que lutou e chegou à um sucesso também real.

Abaixo, você confere a entrevista que o Pipoca De Pimenta fez com o diretor e elenco da produção: