No último domingo (17), o ator Michael J. Fox foi convidado pela banda Coldplay para tocar duas músicas da trilha sonora do clássico filme “De Volta Para o Futuro” (1985), de Robert Zemeckis. Com sua famosa guitarra Gibson Les Paul vista no filme, Fox tocou “Earth Angel” e “Johnny B. Goode” com a banda inglesa, durante um show em Nova Jersey. Não é necessário dizer que o público foi à loucura com a performance surpreendente do ator portador de Mal de Parkinson, desde 1991, mas a aparição do baixinho de volta à mídia merece relembrar sua carreira como ator.

Nascido em Edmonton, no Canadá, em 9 de junho de 1961, Michael Andrew Fox ganhou 4 Globos de Ouro, 5 Emmys, 2 SAG Awards e 1 Grammy em sua relativamente curta carreira de ator. Após iniciar na televisão em algumas séries de pouca expressão, o ator ficou mundialmente conhecido no papel de Marty McFly em “De Volta Para o Futuro”, se tornando um dos maiores ícones dos anos 80.

Entre seus papeis de maior destaque no cinema, além de McFly, estão os filmes Marte Ataca!, Teen Wolf e Pecados de Guerra, onde viveu seu mais importante papel dramático e contracenou com Sean Penn, num dos filmes mais controversos sobre a Guerra do Vietnã. Ele ainda dublou o ratinho Stuart Little e participou dos filmes A Incrível Jornada e A Incrível Jornada II, além de Milo Thatch em Atlantis: o Reino Perdido.

A carreira de Fox na televisão lhe rendeu a maioria de seus prêmios nas séries Family Ties e Spin City. Mas foi no auge do sucesso da segunda que os sintomas da Doença de Parkinson, diagnosticada em 1991, não podiam mais ser escondidos. Em 1998, Fox revelou que sofria do mal e escreveu uma autobiografia, intitulada Lucky Man (“Homem de Sorte”), sobre sua experiência no tratamento da doença e como ele conseguiu inspirar diversos jovens com a mesma enfermidade.

No ano de 2000, Michael anunciou sua saída de Spin City e foi substituído na série por Charlie Sheen, que viria a recuperar sua carreira meteoricamente. Desde o abandono do programa, o ator tem sido um porta-voz e um incentivador financeiro de pesquisas em células-tronco, que ele acredita que no futuro ajudarão as vítimas de doenças debilitantes.

Além de ser um modelo de superação e perseverança no mundo todo, Michael J. Fox ( que adotou o J no nome em homenagem ao ator Michael J. Pollard) é casado com a atriz Tracy Pollan desde 1988 e têm quatro filhos: Sam, as gêmeas Aquinnah e Schuyler e a pequena Esmé. Não deixe de conferir o trabalho deste grande ídolo do cinema.