96 copy

Apesar de essa amizade ser a base do filme, ela não foi tão explorada como foi no livro em que o filme foi baseado, “O Menino Do Pijama Listrado” do escritor John Boyne. Além disso, o longa infelizmente peca muito em determinados momentos, por exemplo quando é tocado o hino da Alemanha, sendo que no nazismo o hino ouvido era o do partido nacional socialista. Outro erro cometido foi na festa de despedida que acontece em Berlim, quando a cantora utiliza um microfone de uma marca americana famosa, sendo que os alemães sempre se sentiram orgulhosos por serem pioneiros nos estúdios de gravações com as marcas Sennheiser e Neumann.

Porém essas falhas não fazem de “O Menino Do Pijama Listrado” um filme com uma estrela a menos. A fotografia e cenografia do longa são perfeitas para a representação da época, e apesar de, em nenhum momento do filme, mencionarem o nome do campo de concentração Auschwitz, os produtores, liderados por David Heyman utilizaram, para representá-lo, quatro fornos crematórios, único com esta característica.

O elenco é formado por atores como Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis, Jack Scanlon e Rupert Friend. Asa Butterfield e Jack Scanlon fazem um excelente trabalho como os amigos Bruno e Shmuel.

Vera Farmiga ganhou o Prêmio Britânico do Cinema Independente como melhor atriz em 2008. O longa ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival De Cinema Internacional De Chicago.