Estamos no mês do Outubro Rosa e a cada ano vem aumentando a adesão desse movimento mundial que visa chamar atenção para a atual realidade do câncer de mama e a importância que é o diagnóstico precoce. Iniciado nos Estados Unidos, o laço cor-de-rosa, que ilustra o movimento, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure quando eles distribuíram o laço aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em 1990.

Desde então muitas campanhas de incentivo ao exame do toque e todos os exames importantes para prever o câncer na mulher são realizadas mundialmente.

O mês está chegando ao fim e separamos 07 filmes que fazem a gente refletir mais sobre o câncer de mama, afinal a data é tão importante que nem mesmo o cinema deixou de lado esse assunto.

uma chance para viver - pipoca de pimenta - outubro rosaCréditos: Divulgação

“Uma Chance para Viver” é baseado em fatos reais e conta a história do médico Dennis Slamon, que passou 12 anos trabalhando na pesquisa de um medicamento que possa tratar a doença. A trama acontece quando o financiamento para seu projeto é cortado e dois filantropos o ajudam nesse importante trabalho. Esse é um filme impactante e mostra a difícil luta de um médico para encontrar o tratamento para o câncer.

minha vida sem mim - pipoca de pimenta - outubro rosaCréditos: Divulgação

Ann tem 23 anos e é mãe de duas filhas em “Minha Vida Sem Mim”. Todas as noites ela trabalha na limpeza de uma universidade, onde nunca terá condições de estudar. Ela também mora com sua família em um trailer que fica no quintal da casa de sua mãe. Ann, pós passar mal, descobre um câncer nos ovários e descobre que teve uma metástase e tem apenas 3 meses de vida. Sem contar para ninguém, ela faz uma lista de tudo que sempre quis realizar. Ela começa uma trajetória em busca dos seus sonhos, mas imaginando como será a vida sem ela.

laços de ternura - pipoca de pimenta - outubro rosaCréditos: Divulgação

Em 1984 foi lançado o clássico “Laços de Ternura” que conta a história da viúva Aurora e sua filha Emma que, apesar de se amarem, tem uma relação muito conflituosa. Tudo muda quando sua filha descobre que está com um câncer e, junto com a doença, descobre também que foi traída pelo marido.

já estou com saudades - pipoca de pimenta - outubro rosaCréditos: Divulgação

No ano passado foi lançado o filme “Já Estou com Saudades” que conta a história de duas melhores amigas desde a infância Milly e Jess. Milly se casou, teve dois filhos e construiu uma carreira de sucesso. Jess resolveu passar uma vida pacata ao lado de seu marido. Jess resolve realizar seu sonho de ser mãe e ao mesmo tempo Milly descobre um câncer de mama e precisará de toda atenção da melhor amiga e da família.

lado a lado - pipoca de pimenta - outubro rosaCréditos: Divulgação

“Lado a Lado” já conta a história da fotógrafa Isabel que começa a namorar Luke, que tem dois filhos. Eles não aceitam muito a nova namorada do pai. Há também uma briga com a ex-mulher de Luke, Jackie, que não tolera toda a mudança que acontece na vida dele. Depois de um tempo, Jackie descobre que tem um tumor maligno na mama. Isso faz com que todos fiquem encarregados de ajuda-la.

lipstick - pipoca de pimenta - outubro rosaCréditos: Divulgação

Para a jornalista recém-casada de 27 anos em “Lipstick (Why I Wore Lipstick to My Mastectomy)”, Geralyn, enfrentar o tumor maligno na mama pode ser um desafio, mas com bom humor e com um batom vermelho ela consegue deixar os dias mais leves. Junto com o tumor, ela recebe a notícia de que irá trabalhar no emprego dos seus sonhos. É um belo filme sobre o tema e leva esse nome, pois o lindo batom vermelho que ela usa torna-se o símbolo do seu otimismo.

de volta as quadras - pipoca de pimenta - outubro rosaCréditos: Divulgação

“De Volta às Quadras” conta a história de um grupo de mulheres de meia-idade que eram jogadoras de basquete. No meio de um encontro, elas decidem voltar às quadras por uma boa causa: arrecadar uma boa quantia de dinheiro para a prevenção do câncer de mama. Com bom humor, esse filme traz gerações de competições nas quadras, o que torna um filme lindo para uma causa tão grande.

Faça parte dessa campanha e dissemine sempre, não só em outubro, as informações sobre os exames preventivos para o câncer de mama e também no ovário, que é muito perigoso para a saúde da mulher.