SINOPSE

Um homem obstinado em busca de seus filhos é o destaque de ‘Promessas de Guerra’, filme que marca a estreia do ator Russell Crowe na direção. O longa, que também traz Olga Kurylenko e Jai Courtney no elenco, tem a data de estreia prevista para 28 de maio, e já está sendo bem aceito nos países onde foi exibido, dentre eles a Austrália, seu país de origem, tendo arrecadado apenas na primeira semana de exibição nada mais, nada menos que 8,4 milhões de dólares.

Promessas de Guerra 2

A trama, baseada numa história real, se passa quatro anos após a devastadora Batalha de Gallipoli, durante a I Guerra Mundial, em 1919. O fazendeiro australiano Joshua Connor viaja à Turquia para descobrir o paradeiro de seus três filhos, reportados oficialmente para combater no país. Enfrentando a burocracia militar, Connor se vê sozinho e impossibilitado a continuar sua busca, mas graças a ajuda de Ayshe, dona de um hotel em Istambul, e de um oficial turco que lutou contra seus filhos, o Major Hasan, Connor viaja pela paisagem turca destruída pela Guerra, a fim de descobrir a verdade e encontrar paz que tanto procura.

Conhecido por sua determinação, Connor sai em busca de respostas para amenizar um erro que ele acreditara ter cometido: permitir que seus filhos partissem para combater na Guerra. No confronto, dez mil soldados australianos morreram, mais oito mil turcos desapareceram e muitos não foram encontrados até hoje. Desta forma, Crowe se preocupou em homenagear esses homens que lutaram por um ideal, usando como plano de fundo um cenário insípido e uma cidade “desconhecida”.

Promessas de Guerra 3

Após muitas tentativas em dirigir um longa, chegando a quase concluir um documentário sobre o humorista Bill Hicks, Crowe consegue realizar o sonho de ter um filme para chamar de seu. O ator já esteve envolvido em pelo menos três projetos antes desse, mas não conseguiu leva-los adiante. Talvez porque a chance de mostrar seu potencial viria agora com ‘Promessas de Guerra’. A direção leve, centrada e responsável de Crowe faz do filme, apesar de um pouco lento, uma história digna de ser conferida. O diretor consegue fazer desse trabalho um filme surpreendente, mas é possível que, posteriormente, algumas pessoas não se recordem tanto justamente pelo fato de que poderia ter sido algo mais impactante.

Promessas de Guerra 4

Em sua atuação, Crowe também não decepciona. A voz grave – sua marca -, o jeito educado, e toda a história de vida do personagem nos leva a torcer pelo protagonista a todo o momento. Quando o telespectador realmente acredita que já não há mais caminhos, seu Connor “emerge” e mostra que ainda há um sopro de vida, uma esperança. A ucraniana Olga Kurylenko – conhecida por sua atuação em ‘007: Quantum of Solace’ -, interpreta a turca Ayshe, e parece sentir-se à vontade no papel. Dominando a língua falada no filme, a atriz tem muito entrosamento com o personagem de Crowe. Os dois ensaiam um relacionamento, que poderia efetivamente comprometer o desenrolar da história, mas, pelo contrário, é o que dá um diferencial ao longa. Já o ator Jai Courtney, diferente do que estamos acostumados a ver em ‘Divergente’, por exemplo, está mais contido e sério, em sua caracterização militar.

Promessas de Guerra

A fotografia do filme merece destaque. Filmado boa parte em território turco, o filme mostra lindas cenas desérticas, panorâmicas das cidades australianas – de onde é o personagem principal -, alinhadas a paleta de cor amarelada, dando um tom melancólico à trama. A direção de arte acertou ao ter juntado esses elementos para compor, principalmente a segunda parte do filme. Além disso, a trilha sonora instrumental, ora melancólica, ora surpreendente também caracteriza o filme como um drama de guerra, provocando diversas sensações no espectador.

‘Promessas de Guerra’ é um típico filme que não enfoca somente o acontecimento. É, além de um filme que aborda dramas de guerra e familiares e tradições, é uma verdadeira aula de história muito bem contada por Mr. Crowe. Confira!

Trailer do filme: