1944. Segunda Guerra Mundial se desenvolvia, Chico Buarque nascia e uma das maiores premiações do cinema e da televisão estava sendo criada. Entregue pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, o Globo de Ouro possui 93 membros da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood que são associados com a mídia de fora dos Estados Unidos. Até o ano de 1956, seu foco era apenas no cinema, mas começaram a dar espaço, também, para a televisão.
No último domingo (08), ocorreu a 74ª edição do evento e o musical ‘La La Land: Cantando Estações’ (2017) foi o mais vitorioso, levando sete prêmios para casa. E como sendo a primeira premiação do ano, o Globo de Ouro por muitas vezes serve de termômetro para os vencedores do Oscar, já que é a partir do Globo que começamos a observar os favoritos de Hollywood. Mas, quão grande é a influência do Globo de Ouro nos resultados do Oscar?
Divulgação
Essa fama que o Globo de Ouro tem de termômetro vem de anos, principalmente pelo grande número de coincidências, incluindo o próprio “troféu”. Para entendermos melhor esse título que o Globo recebe, melhor voltarmos para o ano de 1943.
Nesse ano longínquo, oito jornalistas estrangeiros e moradores de Los Angeles se juntaram e formaram uma lista com alguns vencedores daqueles que eles julgaram serem os melhores do ano no universo cinematográfico. Em sua primeira edição, os vencedores receberam um pergaminho com uma homenagem e não teve cerimonia, apenas uma coletiva. E foi em 1944 que a premiação ganhou um status maior, com cerimonia e uma estatueta, a mesma de hoje em dia. Mas, demorou para o Globo de Ouro ganhar destaque, já que Hollywood não tinha olhares para o mercado de fora. Só quando o Globo de Ouro acertou quatro dos vencedores do Oscar que a premiação começou a ser respeitada e se tornou uma expectativa para as premiações futuras.
Apesar de existir análises aproximando cada vez mais as duas premiações, elas vão se separando aos poucos, já que o Globo de Ouro, devido a sua divisão em várias categorias, consegue trazer mais variedades e inovações, além de ser uma cerimônia bem mais descontraída que o Oscar. E mesmo com todas as diferenças, o Globo de Ouro continua servindo de base para o Oscar, e será que isso tem funcionado ultimamente?
Divulgação
Em uma análise dos últimos 10 anos dos vencedores nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Animação entre Globo de Ouro e Oscar, foi possível observar que o Globo de Ouro conseguiu acertar 37 vencedores do total de 50 filmes, sendo que em 2013 e 2014, o Globo de Ouro acertou todos os vencedores do Oscar nessas categorias citadas. Mesmo com todas as diferenças que as duas premiações têm, o Globo de Ouro apresenta números positivos quanto a acertos, inclusive em 2016, onde errou em apenas duas categorias, dando o prêmio para ‘O Regresso’ (2015) e para ‘Perdido em Marte’ (2015) nas categorias de Melhor Filme (dividido em comédia/musical e drama) e Melhor Roteiro para ‘Steve Jobs’ (2015).
Em 2016, Leonardo Di Caprio recebeu tanto o Globo de Ouro quanto o Oscar de melhor ator por ‘O Regresso’