1944. Segunda Guerra Mundial se desenvolvia, Chico Buarque nascia e uma das maiores premiações do cinema e da televisão estava sendo criada. Entregue pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, o Globo de Ouro possui 93 membros da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood que são associados com a mídia de fora dos Estados Unidos. Até o ano de 1956, seu foco era apenas no cinema, mas começaram a dar espaço, também, para a televisão.

No último domingo (08), ocorreu a 74ª edição do evento e o musical ‘La La Land: Cantando Estações’ (2017) foi o mais vitorioso, levando sete prêmios para casa. E como sendo a primeira premiação do ano, o Globo de Ouro por muitas vezes serve de termômetro para os vencedores do Oscar, já que é a partir do Globo que começamos a observar os favoritos de Hollywood. Mas, quão grande é a influência do Globo de Ouro nos resultados do Oscar?

BEVERLY HILLS, CA - JANUARY 06: The new 2009 Golden Globe statuettes are on display during an unveiling by the Hollywood Foreign Press Association at the Beverly Hilton Hotel on January 6, 2009 in Beverly Hills, California. The 66th annual Golden Globe Awards are scheduled for January 11. (Photo by Frazer Harrison/Getty Images) Divulgação

Essa fama que o Globo de Ouro tem de termômetro vem de anos, principalmente pelo grande número de coincidências, incluindo o próprio “troféu”. Para entendermos melhor esse título que o Globo recebe, melhor voltarmos para o ano de 1943.

Nesse ano longínquo, oito jornalistas estrangeiros e moradores de Los Angeles se juntaram e formaram uma lista com alguns vencedores daqueles que eles julgaram serem os melhores do ano no universo cinematográfico. Em sua primeira edição, os vencedores receberam um pergaminho com uma homenagem e não teve cerimonia, apenas uma coletiva. E foi em 1944 que a premiação ganhou um status maior, com cerimonia e uma estatueta, a mesma de hoje em dia. Mas, demorou para o Globo de Ouro ganhar destaque, já que Hollywood não tinha olhares para o mercado de fora. Só quando o Globo de Ouro acertou quatro dos vencedores do Oscar que a premiação começou a ser respeitada e se tornou uma expectativa para as premiações futuras.

Apesar de existir análises aproximando cada vez mais as duas premiações, elas vão se separando aos poucos, já que o Globo de Ouro, devido a sua divisão em várias categorias, consegue trazer mais variedades e inovações, além de ser uma cerimônia bem mais descontraída que o Oscar. E mesmo com todas as diferenças, o Globo de Ouro continua servindo de base para o Oscar, e será que isso tem funcionado ultimamente?

Globo 3 Divulgação

Em uma análise dos últimos 10 anos dos vencedores nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Animação entre Globo de Ouro e Oscar, foi possível observar que o Globo de Ouro conseguiu acertar 37 vencedores do total de 50 filmes, sendo que em 2013 e 2014, o Globo de Ouro acertou todos os vencedores do Oscar nessas categorias citadas. Mesmo com todas as diferenças que as duas premiações têm, o Globo de Ouro apresenta números positivos quanto a acertos, inclusive em 2016, onde errou em apenas duas categorias, dando o prêmio para ‘O Regresso’ (2015) e para ‘Perdido em Marte’ (2015) nas categorias de Melhor Filme (dividido em comédia/musical e drama) e Melhor Roteiro para ‘Steve Jobs’ (2015).

Globo 2 Em 2016, Leonardo Di Caprio recebeu tanto o Globo de Ouro quanto o Oscar de melhor ator por ‘O Regresso’

Por anos o Globo de Ouro se mostrou confiável, como foi possível ver nos números apresentados acima, mas suas diferenças ainda o fazem servir apenas como um causador de expectativa do que um real vislumbre do futuro. Como uma visão sobre os filmes do ano, o Globo de Ouro continuará com esse poder de “guru” do Oscar, e em 2017 seguiremos confiante, já na espera das estatuetas irem para as mãos daqueles que já estão com os status de “queridinhos”.