O SAL DA TERRA

Um dos fotógrafos e fotojornalistas mais renomados do mundo, o brasileiro Sebastião Salgado tem uma carreira e história admiráveis – e é esse a essência do documentário “O Sal da Terra”.
Dirigido por Wim Wnders, por trás de “Paris, Texas”, “Asas do Desejo” e “Pina”, com codireção do filho do fotógrafo, Juliano Ribeiro Salgado, o filme nos mostra a história e toda a trajetória percorrida por Sebastião para conseguir o nome que o faz hoje, desde a infância em Minas Gerais, a formação em economia e a compra da primeira câmera fotográfica, além da primeira fotografia tirada por ele.
As tomadas em preto e branco criam uma união única entre cinema e fotografia, nos teletransportando para as lentes do fotógrafo. A sensação é de que estamos em uma galeria com todos os retratos e paisagens captados pelo olhar sensível de Sebastião Salgado.
Junto da narração de Wenders, o resultado é um conjunto que oferece muito mais do que o comum em documentários. É impossível não se abalar com algumas das fotografias de Salgado que vemos no filme.
Enfim, é um retrato e história jamais vista sobre o fotógrafo – e um documentário magnífico para o mundo do cinema.

Escrito por: Júlia Miozzo