Neste último domingo (02) aconteceu, na cidade francesa Cannes, o MIPDrama Screenings, evento que inicia o Marché International des Programmes de Télévision (MPITV), uma das principais feiras do mercado de conteúdo do mundo.

O ano de 2017 marca o segundo ano do evento, sendo o ganhador da categoria Full Episode, a série nacional da emissora Globo, “Carcereiros”. A série foi escolhida pelo júri, fazendo parte deste grandes nomes da direção, roteiro e produção executiva da indústria da televisão. “Carcereiros” foi a única obra latino-americana selecionada para a disputa.

Baseada no livro homônimo de Drauzio Varella, a obra conta a história de Adriano (interpretado por Rodrigo Lombardi), um profissional encarregado pela guarda dos presos e que vive as dificuldades do encarceramento: a dele e a dos presidiários. Na trama, Adriano é um carcereiro responsável por passar o cadeado e controlar todo acesso às celas de um presídio. Íntegro e avesso à violência, ele tem na palavra sua maior arma. Dela se vale para garantir o mínimo de tranquilidade no ambiente de trabalho, enquanto os dilemas em casa tomam proporções inesperadas até mesmo para quem está habituado a lidar com situações extremas. Em meio ao contexto de risco que enfrenta na prisão, ele ainda precisa buscar maneiras de lidar com as cobranças da sua mulher que quer ter um filho, com sua filha adolescente, e com seu pai que também foi carcereiro. Colocado diariamente diante de dilemas éticos e morais, o carcereiro vive entre muros, grades, armas, ameaças e conflitos – humanos e psicológicos, complementa o site Observatório da Televisão.

Créditos: Divulgação

“Criamos personagens que narram o duro cotidiano da prisão, evidenciando os embates e tensões entre o Estado e o crime”, diz o roteirista Marçal Aquino

Fernando Bonassi, que também assina o roteiro, completa dizendo “A realidade dos presídios brasileiros, que se manifesta quase diariamente na forma de rebeliões, massacres e fugas, nos influenciou muito mais do que a ficção disponível sobre o assunto, como livros, filmes, peças e seriados”.

A série é dirigida pelo cineasta José Eduardo Belmonte e coproduzido pelos Irmãos Gullane e pela Spray Films. Já o roteiro fica por conta Marçal Aquino, Fernando Bonassi e Dennison Ramalho, com colaboração de Marcelo Starobinas.

“Carcereiros” estreia no Globo Play dia 5 de junho e vai ao ar em 2018.