Com apenas 20 anos, o cineasta franco-canadense, Xavier Dolan, já concluía seu primeiro longa, ‘J’ai tué ma mère’. Entre os filmes que garantiram sua maturidade cinematográfica estão ‘Laurence Anyways’ e ‘Mommy’, que serviram para sua projeção cinematográfica internacional.

Together - Suzanne ClŽment (on left) stars asÊFrŽdŽriqueÊandÊMelvil Poupaud (on right) stars as Laurence in Xavier Dolan'sÊLaurence Anyways.

O talento de Xavier Dolan vai da atuação, para sua habilidade de contar histórias e roteirizar e chega finalmente na direção. Seus filmes sempreparecem conter uma narrativa profundamente ligada a personagens femininas fortes e personagens masculinos em alguma situação limite. Diálogoscontidos em ‘Mommy’ traduzem perfeitamente os sentimentos das personagens e nos transportam para este ambiente íntimo e simultaneamente público que é o processo de criação de um filho. Em ‘Laurence Anyways’, a transformação de Laurence em uma mulher é acompanhada por sua companheira, Fred, e os limites das personagens se evidenciam a todo momento através das escolhas de enquadramentos e de um elenco muito bem dirigido. ‘Tom a la ferme’, protagonizado pelo próprio Xavier Dolan, lida com a fragilidade de uma família em luto e questiona até que ponto conhecemos verdadeiramente as pessoas que são próximas a nós.

2

Neste ano, seu novo longa exibido em Cannes (ainda sem data de estreia no Brasil), ‘Juste a la Fin du Monde’, recebeu diversas críticas por ser um
filme “exagerado e sem sutilezas”. Foi o primeiro longa no qual o diretor não utiliza de roteiro original, e adapta o enredo de uma peça. O ar
teatral pode ter sido evitado por Dolan com o uso excessivo de closes, mas essa tentativa deixou o filme ligeiramente claustrofóbico.

3

Entretanto, ‘Juste a la Fin du Monde’ não deve desacelerar em nada a carreira deste diretor de apenas 27 anos de idade. Após dirigir Adele no
videoclipe “Hello”, Dolan convidou a cantora para estrear como atriz em seu mais novo longa ‘The Death and Life of John F. Donovan’, primeiro filme falado em inglês do diretor. O elenco também contará com Natalie Portman, Jessica Chastain, Kit Harington, Susan Sarandon e Nicholas Hoult.
O filme conta a história de um ator que tem sua vida transformada em um inferno após uma colunista de fofocas deturpar sua correspondência com um fã de 11 anos. O objetivo do cineasta nesta trama é criticar o trabalho da mídia que trabalha para expor a vida de celebridades.

4

É esta prolixidade de personagens e emoções contidas em seus filmes que fascinam e surpreendem a todo tempo o espectador. Xavier Dolan provou-se um cineasta que, além de dominar uma técnica cinematográfica, é capaz de transcender com sua narrativa visual. Não o perderemos de vista assim tão fácil.