SINOPSE

No mundo do cinema, o documentário tem uma certa atenção diversificada em comparação aos filmes de outros gêneros. Michael Moore disse uma vez ao ganhar os Oscar de Melhor Documentário de 2002, “Tiros em Columbine”, que ele e seus demais colegas gostavam do realismo e da não ficção, zelando pela veracidade e autenticidade de suas obras.

sobral2.jpg

É claro que nem sempre um documentário é feito em seus mais perfeitos moldes e isso não diz respeito apenas aos recursos técnicos. Em outras palavras, existem documentários que mais parecem um programa de entrevistas e sabe-se que além das entrevistas, há outros elementos que contribuem para o aperfeiçoamento do trabalho em questão.

Em Sobral: O homem que não tinha preço, se pode constatar uma produção bastante bem elaborada, bem produzida e bem dirigida sobre os seus diferentes aspectos.

sobral 2

O documentário conta a história de Heráclito Fontoura Sobral Pinto um advogado que se tornou bastante conhecido por realizar a defesa de personalidades importantes na história do Brasil, como o revolucionário Luis Carlos Prestes. Também ganhou notoriedade por combater abertamente o Estado Novo na era de Getulio Vargas e a Ditadura Militar. Sem falar que também ficou conhecido por recusar um cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, na época oferecido pelo então presidente Juscelino Kubitschek, o qual teve Sobral como seu apoiador. Sua simplicidade e carisma, bem como seu dinamismo e amor pela justiça eram sinais bastante notáveis pelas pessoas que conviveram com ele e levaram Sobral a ficar conhecido como um homem honesto, justo, incorruptível e convicto de suas ideias.

sobral 4

Este trabalho, dirigido por Paula Fiuza, mostra cenas que marcaram muito a trajetória deste grande jurista e que foram importantes para a história do povo brasileiro. Depoimentos marcantes como o da filha de Prestes, Anita Prestes, bem como de outras personalidades históricas, impressionam e contribuem para o desenvolvimento do documentário.

sobral 5

O filme também se torna marcante quando são mostrados matérias jornalisticas e entrevistas com Sobral e de outras pessoas que o acompanharam nesta trajetória importante, como sua família, historiadores e outros advogados famosos.

sobral 3

O documentário também traz uma bela e importante mensagem para todos os defensores dos direitos humanos e com certeza é uma fonte de inspiração para muitos estudantes, não apenas da área do direito mas também da área do jornalismo e história.

Trailer do Filme: