Considerado um titã dos mares, o Titanic deixou de ser um grande navio para se tornar uma das maiores tragédias navais de todos os tempos. Isso porque, após sair do cais nª 44, em Southampton, na Inglaterra, chocou-se com um iceberg e naufragou em sua viagem inaugural, em 14 de abril de 1912.

Nesta quinta-feira, completam 104 anos do acidente que deixou aproximadamente 1.500 mortos e muitas famílias desoladas. Esse momento da história, curiosamente, despertou a atenção de cineastas, que decidiram contar a história ao público – cada um de sua forma, claro!

No século XX, não havia a disseminação de informações que temos hoje. Na época, o naufrágio foi noticiado por meio de cartas, mensagens telegráficas e em jornais precários e que eram distribuídos nos cinemas. Foi a partir daí que o Titanic deixou de ser apenas uma “lenda” para tocar os corações de todo o mundo.

A história do luxuoso navio foi contada em aproximadamente 21 filmes e mencionado em 13 filmes, como ‘Cavalgada’ de 1933, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1934 e ‘Os Caça Fantasmas 2’ de 1989 em uma cena que o navio fantasma chega a Nova Iorque.

Além disso, em seis filmes o Titanic aparece como paródias, seis produções são inspiradas no navio e 39 produções mostram outros navios diferentes (de ferro ou aço). É importante lembrar que não estamos citando osdocumentários, filmes independentes ou qualquer outro gênero.

Selecionamos alguns filmes que tratam bem o assunto. Confira com a gente!

Com colaboração de Anderson Costa

Saved From the Titanic (1912) / Direção: Étienne Arnaud

Saved From a Titanic

O curta metragem é um filme mudo, do gênero documentário, e protagonizado por Dorothy Gibson, uma sobrevivente do naufrágio do Titanic, que também ousou escrever o roteiro. O filme foi realizado em menos de duas semanas em preto e branco, mas também contou com algumas cenas coloridas. Hoje, é considerado perdido, pois as suas únicas cópias foram destruídas num incêndio nos Estudios Éclair, em 1914.

Titanic (1953) / Direção: Jean Negulesco

Titanic 1953

Este filme foi o pode ter inspirado o diretor James Cameron a produzir o seu. Algumas pessoas até arriscam a dizer que o filme de 1997 é o remake deste. No longa, Júlia Sturges, uma dama norte-americana da alta sociedade inglesa, embarca no Titanic acompanhada pelos filhos, Annette e Norman, e deixa para trás o marido, Richard Ward Sturges, pois, está cansada do estilo sofisticado dele e planeja voltar a viver nos Estados Unidos com os filhos. Richard compra uma passagem de um passageiro basco no último minuto e embarca atrás da família. Enquanto isso, o capitão Smith ignora os riscos de avisos de icebergs e continua com a embarcação em alta velocidade pela perigosa rota. Dentre os passageiros estão ainda a milionária Maude Young (inspirada em Margaret Brown), o estudante universitário Gifford (que se apaixona por Annette) e o ex-padre alcoólico George Headley. É, no mínimo, interessante, não é?

S.O.S Titanic (1979) / Direção: William Hale

Sos titanic

O filme retrata a condenada viagem do navio sobre a perspectiva de três grupos distintos de passageiros na primeira, segunda e terceira classe. Esse foi o primeiro filme lançado em cores e traz no elenco Helen Mirren, David Warner, Susan Saint James, dentre outros. Talvez, o enredo mais comovente seja o romance de bordo experimental de dois professores no qual ambos são salvos. Já na terceira classe, o enredo concentra-se nas experiências de oito imigrantes irlandeses, que são primeiro descritos como se aproximando do navio de um concurso no porto de Queenstown (hoje Cobh), na Irlanda. Esses personagens, todos baseados em pessoas reais. Assista!

Titanic (1996) /Direção: Robert Lieberman

Titanic 1996

Pouquíssimas pessoas têm conhecimento desse filme. Foi lançado um ano antes do filme de James Cameron, e foi exibido em duas partes como minissérie pela CBS. Titanic trata do naufrágio do navio RMS Titanic, ocorrido em 1912. O filme é estrelado por Peter Gallagher, George C. Scott, Eva Marie Saint, Tim Curry, Marilu Henner e Catherine Zeta-Jones. O filme recria de forma brilhante um mosaico de vidas e relações que tocará os seus sentidos para sempre. As trágicas experiências “inundarão” a sua imaginação e a coragem deixará um “nó” no seu coração.

Titanic (1997) / Direção: James Cameron

Titanic 1997

O filme de Cameron se tornou um clássico, e é impossível dizer que você ainda não assistiu, não é? Estrelado por Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, e grande elenco, o filme também conta a história do navio que permitiu que 1523 homens, mulheres e crianças falecessem na noite em que o Titanic navegou rumo à escuridão. Apenas 705 passageiros sobreviveram, dentre eles Rose DeWitt Bukater, que lamentava a morte de seu amado Jack Dawson em águas gélidas. O filme foi tão aclamado pela crítica e pelo público que ganhou 14 Oscars, dentre eles o de Melhor Filme, Melhor Diretor, e outros. Segundo James Cameron, “A história não poderia ter sido melhor escrita. A justaposição de riqueza e pobreza, os gêneros jogados contra a morte (mulheres primeiro), o estoicismo e a nobreza de uma era passada, a magnificência de um grande navio igualada em escala apenas pela loucura dos homens que o levaram para o inferno na escuridão. E sobre tudo uma lição: que a vida é incerta, o futuro desconhecido … o impensável possível”, contou.

Titanic II (2010) / Direção: Shane Van Dyke

Titanic II

‘Titanic II’ foi um filme produzido especialmente para ser exibido no canal de televisão fechada SyFy. O longa conta a história de um navio (chamado SMS Titanic II) que viaja pelo oceano Índico, nas proximidades de Moçambique e Madagascar, e após os cem anos do afundamento do RMS Titanic faz uma viagem no sentido contrário ao do navio original, ou seja, de New York, nos Estados Unidos, para Southampton, na Inglaterra. Durante o trajeto, um tsunami – causado por meio do aquecimento global-, vindo da Groelândia, afunda o navio. É importante lembrar que o filme não é uma sequência de Titanic, de James Cameron, mas vale a pena ser visto.

Aqui fica nossa homenagem às famílias que perderam entes queridos nesse trágico acidente e esperamos que você tenha gostado do nosso especial. Até a próxima, pessoal!