Durante muito tempo, a indústria cinematográfica usou a definição de 24 frames por segundo para mostrar filmes com fluidez satisfatória, alegando que nossos olhos não conseguiriam ver diferença com taxas mais altas. Embora tal teoria já tenha sido ultrapassada, serviu de inspiração para este quadro chamado: Uma carreira em 24 frames.

Hoje o (bom) ator e (melhor ainda) diretor Ben Affleck completa 44 anos. Muito criticado no início da carreira, Affleck foi bombardeado pela crítica e boa parte do público pelo seu papel em ‘Demolidor’ (2003), mas provou que sempre é possível dar a volta por cima ao interpretar o Homem-Morcego, uma das poucas coisas bastante elogiadas no polêmico ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ (2016).

affleck-1

Considerado um dos diretores mais promissores atualmente, após filmes como ‘Atração Perigosa’ (2010) e ‘Argo’ (2013), vai escrever, dirigir e atuar no novo filme solo do Cavaleiro das Trevas. Em homenagem a mais um ano de vida, separamos 24 fatos sobre sua vida e carreira. Confiram:
1 – Seu nome de batismo é Benjamin Géza Affleck-Boldt

2 – Nasceu em Berkeley, California, mas foi criado em Cambridge, Massachusetts e por isso é torcedor fanático do Boston Celtics e do Red Sox.

3 – Seus pais, Chris Anne Boldt e Timothy Byers Affleck são divorciados. É irmão do também ator Casey Affleck.

4 – Por volta de 12 anos de idade, conheceu seu amigo de longa data Matt Damon, e tiveram aulas de atuação juntos.

5 – Sua primeira grande aparição no cinema foi no filme ‘Jovens, Loucos e Rebeldes’ (1993), de Richard Linklater.

6 – Sua carreira começou a deslanchar após conhecer o diretor Kevin Smith, com o qual trabalhou em ‘Barrados no Shopping’ (1995) e ‘Procura-se Amy’ (1997).

7 – Nesta época, mesmo ganhando elogios entre admiradores de filmes independentes, Affleck tinha medo de ficar conhecido apenas por filmes menores. Portanto, decidiu escrever com seu amigo e colega de apartamento Matt Damon um roteiro de filme chamado “Gênio Indomável”, em resposta às várias recusas de grandes papéis que recebia.

8 – Como a Castle Rock, que havia se interessado pelo projeto, não queria dar o controle do filme para a dupla de novatos, Kevin Smith, que estava na Miramax, comprou o roteiro e decidiu dar uma chance aos garotos.

9 – Lançado em 1997 sob a direção de Gus Van Sant, ‘Gênio Indomável’ custou apenas 10 milhões de dólares e foi indicado a 9 Oscars (incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator e Ator e Atriz Coadjuvante), vencendo 2, incluindo Melhor Roteiro Original.

affleck-5

10 – Com o sucesso tão sonhado tendo sido alcançado em tão pouco tempo, Affleck começou a participar de vários blockbusters, como ‘Armaggedon’ (1998), ‘Shakespeare Apaixonado’ (1998) e `Pearl Harbor’ (2001).
11 – Mas, no início dos anos 2000, após sair da reabilitação por abuso de álcool e fazer algumas escolhas “infelizes” de projetos, como ‘Contato de Risco’ (2003), ‘Demolidor’ (2003) e ‘Sobrevivendo ao Natal’ (2004), Affleck teve uma reviravolta inesperada na carreira.

12 – O “maldoso” prêmio Framboesa de Ouro, que premia os piores do ano em Hollywood, indicou Affleck a “Pior Casal” em 1999, 2002, 2004 e 2005 e “Pior Ator” em 2002, 2004 e 2005, sendo que em 2004 foi uma indicação tripla (pior ator em ‘Contato de Risco’, ‘Demolidor’ e ‘O Pagamento’, todos de 2003) e em 2005 indicação dupla (‘Menina dos Olhos’ e ‘Sobrevivendo ao Natal’ de 2004).

13 – Mas como a vida é uma grande caixinha de surpresas, Affleck resistiu às piadas e críticas negativas, e foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por ‘Hollywoodland – Bastidores da Fama’ (2006).

14 – O prestigiado Festival de Veneza lhe concedeu o prêmio de Melhor Ator por este mesmo filme, ao lado de Helen Mirren, que ganhou Melhor Atriz por ‘A Rainha’.

15 – Affleck continuou surpreendendo, quando em 2007 dirigiu o ótimo ‘Medo da Verdade’, estrelado pelo seu irmão Casey.

16 – O ator/diretor recebeu muitos elogios, e foi premiado pelos críticos em Austin, Boston, Chicago, Oklahoma e outros órgãos especializados como Melhor Filme de Estréia.

17 – Nesse meio tempo, casou-se com a atriz Jennifer Garner, com quem tem 3 filhos, chamados Violet, Seraphina e Samuel. Além do inglês, Ben fala espanhol, francês e árabe.

affleck-2

18 – Após dirigir o também elogiado ‘Atração Perigosa’ (2010), Affleck produziu, dirigiu e estrelou o filme ‘Argo’ (2013), vencedor do Oscar daquele ano e consequentemente, conquistando a segunda estatueta dourada para Ben.
19 – Acabou sendo o primeiro diretor a ganhar o Globo de Ouro e o DGA (prêmio do sindicato dos diretores) sem ter sido indicado ao Oscar de Melhor Direção pelo próprio ‘Argo’.

affleck-3

20 – Foi o ator mais velho (40 anos) e mais alto (1,92m) a interpretar o Batman no cinema, mas antes, foi muito elogiado ao interpretar Nick Dunne no ótimo ‘Garota Exemplar’ (2014).
21 – Fã de video-games antigos e quadrinhos, Ben teve uma pequena participação em ‘Esquadrão Suicida’ (2016) e irá participar dos dois filmes já anunciados da Liga da Justiça.

22 – Vai dirigir, escrever e atuar no novo filme solo do Batman, ainda sem data prevista de estréia.

affleck-4

23 – Já tem um novo filme finalizado chamado ‘Live by Night’. Ben irá produzir, dirigir, escrever e atuar neste drama, que deve abordar o crime organizado na época da proibição, ou seja, os anos pré-depressão nos EUA (fim da década de 20).
24 – Para este filme, Affleck irá contar com grande elenco, do calibre de Scott Eastwood, Zoe Saldana, Elle Fanning, Sienna Miller, Brendan Gleeson e Chris Cooper.

Espero que tenham gostado e até a próxima!