Durante muito tempo, a indústria cinematográfica usou a definição de 24 frames por segundo para mostrar filmes com fluidez satisfatória, alegando que nossos olhos não conseguiriam ver diferença com taxas mais altas. Embora tal teoria já tenha sido ultrapassada, serviu de inspiração para este quadro chamado: “Uma carreira em 24 frames”.

Infelizmente, mais uma grande estrela do cinema nos deixou. Gene Wilder, considerado por muitos um dos maiores comediantes de todos os tempos. Seu timing cômico impecável e sua enorme capacidade de explorar a comédia física permitiram que Wilder recebesse vários elogios da crítica e do público, chegando a ser duas vezes indicado ao Oscar. Como forma de homenagem, separamos 24 fatos sobre esse gênio da comédia que partiu aos 83 anos de idade. Confiram a seguir:

gene-wilder-pipoca-1

1 – Gene nasceu em 11 de Junho de 1933.

2 – Sua cidade natal é Milwaukee, no estado de Wisconsin

3 – Faleceu em 29 de Agosto de 2016 em Stamford, decorrentes de complicações com o Alzheimer.

4 – Seu nome de nascimento é Jerome Silberman.

5 – Antes de entrar para o cinema participou de peças da Broadway com grandes artistas como Kirk Douglas e Anne Bancroft.

6 – Foi Bancroft, inclusive, quem apresentou Gene a Mel Brooks, diretor com o qual trabalharia nos melhores filmes de sua carreira.

7 – Em 1967, Gene conseguiu vários elogios mesmo com um papel pequeno em ‘Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas’.

8 – No mesmo ano, recebeu sua primeira indicação ao Oscar, de Melhor Ator Coadjuvante por ‘Primavera para Hitler’, já em parceria com Mel Brooks.

9 – Com isso, sua carreira se impulsionou e em 1970, Gene interpretou um espadachim em ‘Mercenários de um Reino em Chamas’.

10 – Em 1971, interpretou um de seus personagens mais icônicos, Willy Wonka, na primeira versão de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’.

gene-wilder-pipoca-2

11 – Gene foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical por este filme.

12 – No ano seguinte, Gene trabalhou com o grande Woody Allen em ‘Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar’.

13 – Retomando a parceria com Mel Brooks, 1974 foi um dos melhores anos na carreira de Gene, onde juntos fizeram a engraçadíssima sátira ‘Banzé no Oeste’.

14 – No mesmo ano, interpretou a Raposa na versão de Stanley Donen de ‘O Pequeno Príncipe’.

15 – Ainda em 1974, Gene escreveu o que é considerado por muitos seu melhor filme, e um dos melhores filmes de comédia da história, ‘O Jovem Frankenstein’, também dirigido por Mel Brooks.

16 – Gene recebeu sua segunda indicação ao Oscar por esse filme, a de Melhor Roteiro Adaptado.

17 – Gene voltaria a ganhar destaque ao interpretar George no filme ‘O Expresso de Chicago’, em 1976, com Richard Pryor e Jill Clayburgh.

gene-wilder-pipoca-4

18 – Por este filme, Gene receberia sua segunda indicação de Melhor Ator no Globo de Ouro.

19 – Em 1979, Gene co-estrelou com Harrison Ford a comédia ‘O Rabino e o Pistoleiro’.

20 – Gene foi casado quatro vezes, se divorciou duas e ficou viúvo uma vez. Sua esposa atual era Karen Boyer.

21 – Depois que sua terceira esposa, Gilda Radner, morreu de câncer de ovário, Gene fundou um grupo de apoio para aumentar a conscientização popular da doença.

22 – A carreira de Gene caiu bastante nos anos 80 e em 1999, ele foi diagnosticado com linfoma, sendo submetido à quimioterapia. Conseguiu se recuperar em 2000.

gene-wilder-pipoca-3

23 – Um dos últimos prêmios importantes recebidos por Gene foi o Emmy pela participação de Melhor Ator Convidado em ‘Will & Grace’, no ano de 2003.

24 – Gene serviu no Exército dos EUA e foi um democrata liberal por muitos anos, se posicionando firmemente contra a Guerra do Vietnã e a Guerra no Iraque.

Espero que tenham gostado, até a próxima!