Imagino que todo fã de cinema e séries de TV dê uma atenção especial aos títulos do Netflix. Afinal de contas, o catálogo exclusivo do serviço de streaming é de encher os olhos. Séries como ‘House Of Cards’, ‘Sense 8’, ‘Stanger Things’, entre outras estão aí para evidenciar a qualidade das produções próprias do serviço. Isso sem contar filmes como ‘Beast of no Nation’ e a parceria de sucesso com o Marvel Studios. Mas o que podemos esperar das animações?

O primeiro contato que tive com uma animação exclusiva do Netflix foi através de ‘Sidônia’, uma interessantíssima história de ficção cientifica, praticamente uma mistura de ‘Evangelion’ com ‘Patrulha Estelar’. E na seqüência tivemos ‘Nanatsu No Taizai’ (no Brasil ‘Sete Pecados Capitais’) e mai recentemente ‘Magi: Adventure Of Sinbad’ que é a séria da qual iremos falar agora.

magi-adventures-of-sinbad-1

O que me motivou a falar sobre este anime é o simples fato de querer alertar os desavisados. ‘Magi: Adventure Of Sinbad’ é um spin-off da saga ‘Magi: The Labyrinth of Magic’ e ‘Magi: Kingdom of Magic’ (ambos disponíveis no Netflix também).

Como também fui um destes desavisados e comecei a conhecer o universo de ‘Magi’ através do spin-off que conta as histórias do aventureiro Sinbad, entendi que era necessário dividir certas dicas com aqueles que querem conhecer este universo.

Dica número 1: assista seus sucessores.

Sinbad é um ótimo personagem, e mesmo o spin-off se passando antes de ‘Magi: The Labyrinth of Magic’ e ‘Magi: Kingdom of Magic’, é necessário uma compreensão do universo em que você está inserido, e ‘Adventure of Sinbad’ parte do pressuposto de que você já está familiarizado com aquele universo então não se preocupa muito em explicar algumas coisas. Então por vezes você tem a impressão de que a história é corrida. A única coisa que me prendeu foi o carisma dos personagens e a mágica daquele universo.

Dica número 2: ignore qualquer referência a mitologia árabe

 

Grande parte dos personagens é inspirada na mitologia árabe, principalmente nos contos de “As Mil e uma Noite”. Então além de Sinbad que é o protagonista do spin-off, nós temos nomes conhecidos como Aladdin e Alibaba, entretanto as referências não vão muito mais além, já que o anime se passa em um mundo fictício que está mais pra Westeros que o Oriente Médio.

magi-adventures-of-sinbad-3

Dica número 3: entenda que ‘Adventure of Sinbad’ é um spin-off

Se você já assistiu a série principal, notará que o tom desta serie é bem mais ameno. Apesar de ‘Magi: Labyrinth of Magic’ começar de maneira bem leve e descontraída, é visível a mudança de tom à medida que a história evolui. Temas como escravidão, pobreza, guerra e política são bem explorados e parcialmente aprofundados. Já em Sinbad isso é mostrado de uma maneira muito mais tranquila.

Dica número 4: apegue-se ao humor

Se a história de Sinbad não é cheia de tramas tensas quanto à saga original, ela compensa no humor. Os personagens são carismáticos, divertidos e há uma série de situações bizarras. Sinbad é apresentado desde o inicio como alguém invencível, e apesar das boas cenas de luta e da animação lindíssima, o que me ganhou foi o humor e o carisma dos personagens. Mesmo que com exceção de Sinbad e Já’far, nenhum outro tenha sido devidamente aprofundado.