SINOPSE

Zootopia é uma cidade moderna diferente de todas as outras que você já viu. Nela os humanos nunca existiram. Composta de bairros-habitat como a elegante Sahara Square e a gelada Tundratown, é uma grande mistura onde animais de todos os ambientes vivem juntos — um lugar onde independentemente do que você seja, do maior elefante ao menor roedor, você pode ser o que quiser. Mas quando a otimista policial Judy Hopps chega em Zootopia, ela descobre que ser a primeira coelha em um departamento de policia formado por animais grandes e fortes não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela agarra a oportunidade de solucionar um caso, mesmo que isso signifique formar uma parceria com o malandro Nick Wilde, uma raposa de caráter duvidoso.

FICHA TÉCNICA

Direção:

Byron Howard, Rich Moore

Roteiro:

Clark Spencer

Gênero:

Animação, Comédia, Aventura

Produção:

Clark Spencer

Elenco:

Monica Iozzi, Rodrigo Lombardi, Ricardo Boechat

Produção:

Clark Spencer

Nacionalidade:

EUA

Ano de Produção:

2015

Data de Lançamento:

17 de março de 2016

Distribuição:

Walt Disney

CLASSIFICAÇÃO

Direção:

Roteiro:

Fotografia:

Trilha-Sonora:

Montagem:

Efeitos Especiais:

Item não avaliado

Montagem:

Efeitos Especiais:

Efeitos Visuais:

Direção de Arte:

Elenco:

14_ZOO_DomTeaser_B1_Brazil

Dos mesmos criadores de ‘Frozen’ e ‘Operação Big Hero’, vencedores do Oscar de melhor animação em 2013 e 2014, respectivamente, a nova aposta da Disney de olho em mais uma estatueta é a aventura animal ‘Zootopia’. O filme segue a política estabelecida pelo estúdio de criação e direção coletiva, contando com Byron Howard (‘Bolt’, 2008) e Rich Moore (‘Detona Ralph’, 2012) na direção, além do codiretor Jared Bush.

Zootopia-Wallpaper-04

Na história, antes mesmo de chegarmos a Zootopia conhecemos a criativa coelhinha Judy Hopps, que sonha em ser policial um dia, mas é frequentemente desanimada pelos seus pais, que temem pela segurança de sua filha. Além do mais, nunca uma coelha se tornou policial em toda a história de Zootopia. Mas a destemida Judy não desiste e entra para a academia de polícia, lutando contra as dificuldades até atingir seu objetivo. O que ela não sabia, é que não seria fácil conquistar o respeito do chefe de polícia e do restante dos colegas, até trombar por acaso com Nick Wilde, uma raposa (assim como sugere sua espécie) bem esperta e malandra. Quando recebe então a chance de resolver seu primeiro caso importante, Judy vai atrás de Nick e dos seus contatos para desvendá-lo, mas acaba descobrindo que tudo faz parte de um mistério muito maior.

3ptuxm7tz3_l93a01n8h_file

Um fato interessante do filme é que a protagonista é bastante obstinada, não faz aquele tipo de heroína improvável que busca uma descoberta interior, aqui Judy sabe exatamente onde quer chegar, proporcionando uma história de superação de obstáculos. E uma característica de pessoas obstinadas é que a situação acaba se complicando através de uma falha dela mesma, devido a sua personalidade forte, numa demonstração de escrita muito bem afiada por parte dos roteiristas.

Zootopia-Wallpaper-05-480x320

O filme acerta ao mostrar a introdução da história com um teatrinho, explicando porque aquele universo é assim e já tirando da frente questionamentos do tipo “ué, mas e os seres humanos?”. O filme tem um ritmo muito bem fluído porque sabe utilizar o tempo a seu favor indo direto ao assunto (a introdução é concisa e precisa), sendo assim não demora tanto para que Nick apareça e logo a história comece a se desenvolver – há quem diga que a raposa originalmente seria o protagonista do filme, mas houve uma mudança no projeto. Só que o que realmente diferencia ‘Zootopia’ dos demais sucessos do estúdio citados no início do texto é que aqui o humor é bem mais afiado e brinca com várias referências da cultura pop – principalmente no meio das series de TV e cinema – tornando o foco das piadas acima da própria aventura ou de uma tentativa de emocionar o espectador. Em outras palavras, ‘Zootopia’ é um filme bastante divertido e que te faz rir (muito!).

maxresdefault (1)

Alguns temas do filme são interessantes e têm relevância para os dias atuais, apesar de não ser tão aprofundados. A própria questão de uma personagem feminina, representada por um animal pequeno como o coelho, ser respeitada como autoridade em um universo com vários predadores já pode ser considerada como uma forma de reflexão para a diferença de gêneros no mercado de trabalho. Mas isso está nas entrelinhas e deve atingir mais o público adulto. Para as crianças, a mensagem que fica mesmo é a de seguir seus sonhos, pois como diz o slogan de ‘Zootopia’: “Aqui você pode ser quem você quiser”.

BRASILEIRO RENATO DOS ANJOS É O SUPERVISOR DE ANIMAÇÃO DE ‘ZOOTOPIA’, CONFIRA A ENTREVISTA

Como o Pipoca de Pimenta já havia antecipado durante a visita do presidente dos estúdios Disney Animation Andrew Millstein aqui ao Brasil, a parte criativa e de pesquisa de ‘Zootopia’ é impecável. O universo é bastante rico e o filme mostra como os detalhes foram muito bem pensados, com regiões específicas (clima, fauna, flora, etc) para cada tipo de animal, até por que hoje em dia os espectadores estão cada vez mais exigentes quanto a “plausividade”, mesmo se tratando de um filme de fantasia. E não é só isso, além de toda arquitetura do ambiente, os meios de transporte e até a forma como os animais se movimentam, comem e seus instintos naturais, são detalhadamente reproduzidos, o que traz muita credibilidade para que o espectador “mergulhe” na história. A música tema “Try Everything” (tente de tudo), interpretada por Shakira é empolgante e remete ao tema da Copa do Mundo da África do Sul que a cantora interpretou em 2010, o tipo de música “chiclete” que tem tudo para estar entre os indicados ao Oscar do ano que vem.

maxresdefault (2)

Diante de tudo isso, ‘Zootopia’ é um filme que mantém a tradição de boas animações da Disney. Eles já descobriram a receita do sucesso há muito tempo e sabem exatamente quando mesclar histórias de princesas, de aventura, de animais e etc, tocando crianças e adultos seja pela emoção, seja pelo humor, sempre com personagens marcantes e universos incríveis. Um filme bem humorado, com um roteiro bem amarrado (embora não tão surpreendente), esteticamente impecável e que ainda dialoga com temas relevantes nos dias atuais. Já surge como provável favorito a mais uma estatueta dourada na edição do Oscar do ano que vem.

Na versão brasileira da animação, os Moniza Iozzi e Rodrigo Lombardi e o radialista Ricardo Boechat emprestam suas vozes aos personagens de ‘Zootopia’. O Pipoca De Pimenta conversou com eles, e você pode conferir na íntegra tudo o que eles nos contaram: